Pesquise no Google sem sair do Blog!

Carregando...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Comunicação de massa e a capacitação do profissional da educação

Pense na informação como um produto. Vejamos: pense na informação como um pão. Na sociedade capitalista de consumo os consumidores precisam avaliar o pão em alguns aspectos: qualidade e preço. Nós, enquanto consumidores, temos três alternativas caso o pão não nos satisfaça: deixar de comprá-lo, produzí-lo ou exigir que o governo regulamente a oferta de pães - o que pode ser um perigo pois o excesso de regulamentação pode afetar a qualidade do produto para pior. Caso fizermos a opção por produzí-lo podemos distribuí-lo para a família, vizinhos e amigos, com risco de ter um pão pior ainda pois nos faltaria a técnica para produzí-lo com qualidade.
Agora voltemos para a informação como produto. Estamos de acordo com seu conteúdo? Os veículos de comunicação - seus donos no caso - decidem o que produzir e o fazem de acordo com o que os consumidores desejam, evitando assim a concorrência. Da mesma maneira que no caso da panificação temos três alternativas: não consumir a informação - mas isso não é possível hoje -, exigir regulamentação do governo - correndo risco de ter uma informação piorada, ou produzí-la nós mesmos. O desenvolvimento da tecnologia nos permite isso com os celulares, câmeras, internet, impressoras etc. Mas estamos preparados para sermos donos de um meio de comunicação de massa?
Hoje assistimos a popularização dos meios de comunicação que já vem com um diferencial: a capacidade de interação entre o produtor da informação e seu público. Um claro exemplo é o blog - inclusive sendo usado agora para trasmitir um conteúdo - que sem os comentários de nada serve. Ou seja, nao faz sentido uma postagem se não há espaço para a opinião do leitor.
Mas é preciso ter a técnica para produzir um conteúdo de qualidade. É preciso conhecer a linguagem própria daquele veículo. Alguns exemplos: tamanho do texto, títulos com letras em caixa alta, a posição do conteúdo na página e se está na página par ou ímpar da publicação. Pois não basta querer produzir e ter boa vontade é preciso saber produzir. No caso dos pães sabemos o que é um bom pão, saboroso e saudável. Os adultos jamais ofereceriam a seus filhos um pão ruim conscientemente, pois sabem o que deve e não deve ter num bom pão. Mas e os conteúdos dos meios de comunicação? Sabemos escolher? Sabemos produzir bem?
Falando agora de escola: caso ela esteja baseada na pessoa do professor como centro do saber, será muito difícil introduzir as tecnologias de produção de conteúdos. E é justamente este tipo de profissional que mais resiste aos meios de comunicação. Pois alega que estes o substituirá!
O professor deve ser, de acordo com a professora Genèvieve Jaquinot, um Educomunicador. É aquele profissional que se coloca como mediador dos conhecimentos - valoriza a participação, a construção do saber e os saberes prévios dos alunos. Demonizar os meios de comunicação e informação e as tecnologias utilizadas é muito cômodo, mas muito fora da realidade. Elas já estão dentro de nossas casas e escolas. Nas mãos de crianças e adolescentes que as dominam mais e melhor que os adultos. Por isso, é necessário que todo o corpo escolar se posicione diante das mídias não como adversários mas sim parceiros no processo de aprendizagem. Mas sem treinamento, sem um professor capaz de identificar as linguagens dos meios de comunicação, toda compra de equipamento será apenas dinheiro jogado fora.
Então professores, não se assustem! É possível ser dono de um meio de comunicação em massa. Será difícil no início, mas recompensador para todos. Os alunos terão auto-estima aumentada, senso de responsabilidade, ganharão em autonomia e serão produtores e disseminadores da cultura local.

Baseado em: DIMMI, Amora. Professor, você está preparado para ser dono de um meio de comunicação de massa? In: FREIRE, Wendel (org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro, Wak, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas observações sobre esta postagem!