Pesquise no Google sem sair do Blog!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto Super-heróis 9º ano


Como é criado um super-herói
 Por Bárbara Semerene

Não é à toa que os primeiros super-heróis nasceram nos anos 30, com a criação das duas maiores editoras de Histórias em Quadrinhos (HQs), a Marvel Comics e a DC Comics, ambas norte-americanas. Afinal, a que vieram os veteranos Batman, Superman, Mulher Maravilha, Homem Aranha?
Bem, naquela década, os Estados Unidos passaram pela "Grande Depressão", causada pelo crack da bolsa de Nova York, em 1929, que abalou o mundo inteiro. A desesperança havia tomado conta da população. Paralelamente, o mundo enfrentava a II Guerra Mundial. Na Europa, emergia a doutrina nazista do super-homem ariano. Ao mesmo tempo, durante este período bélico, a tecnologia e a ciência deram um salto evolutivo.
Neste contexto, era urgente a necessidade de resgatar a fé e a crença da população nos valores sociais que imperavam no país, na vida, na justiça. Em meio a uma guerra entre nações, era essencial reforçar valores como patriotismo e fazer as pessoas acreditarem que existe um "bem" e existe um "mal". E mais: que o bem sempre vence o mal. Haja vista a criação do Capitão América, em 1941. Ele foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo norte-americano. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a guerra. Sua história se baseia em um fraco e esquelético rapaz que deseja de qualquer forma participar dos esforços americanos para vencer o conflito.
Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Então ele se torna parte de um experimento para a criação de de soldados superiores em tudo, o "projeto supersoldado", que consistia em um soro especial e a exposição a raios radiativos, gerando um crescimento físico geral, tornando um ser debilitado como Steve Rogers em um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil. Contudo, como no projeto havia um agente duplo a serviço de Hitler, este agente mata o cientista que criou o "soro do supersoldado", como não havia registro escrito da fórmula, essa se perde com sua vida e Steve Rogers acaba se tornando o único daquilo que deveria ser um exército.
Além do patriotismo, as histórias dos personagens superpoderosos também valorizam profundamente a Ciência e a Tecnologia. Em quase todas as histórias, os super-heróis são frutos de invenções científicas. Tudo isso para reforçar a crença de que a Ciência tudo pode. E que a Tecnologia daria ao homem superpoderes, haja vista o Batman, um super-herói que não tem poderes inatos, mas tem supermáquinas.

Ao mesmo tempo, era preciso dar ao cidadão comum a chance de viver a liberdade e o sonho através daqueles personagens. Extravasar os desejos por meio deles. "Em nenhum gênero de história em quadrinhos se encontra a presença tão marcante do inconsciente coletivo como na superaventura", explica Nildo Viana, professor da UEG (Universidade Estadual de Goiás), especialista em Filosofia e doutor em Sociologia, além de autor do livro "Heróis e Super-Heróis no Mundo dos Quadrinhos" (Ed. Achiamé, RJ).
Inconsciente coletivo é o conjunto de necessidades e potencialidades reprimidas comuns a todos os indivíduos, formando uma coletividade. É no mundo da fantasia, dos sonhos, que ele se manifesta mais constantemente. Portanto, os super-heróis vieram para nos salvar da realidade. Eles são arquétipos - símbolos universais que significam a mesma coisa em todas as culturas - das nossas necessidades de justiça, correção, força, invencibilidade.
Segundo Viana , os valores dominantes e o inconsciente coletivo são os dois elementos básicos para criar identificação com o público. O aspecto fantástico é o que, em princípio, prende a atenção de todos, mas nas lutas e combates se revelam os elementos sociais e se expressa o desejo de liberdade, a luta contra a opressão, ou apenas a reprodução da competição típica da sociedade capitalista.
Extraído de: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=11002

PROJETO SUPER-HERÓIS TEMAS A ESCOLHER:
  • MULHER MARAVILHA
  • HOMEM ARANHA
  • BATMAN
  • CAPITÃO AMÉRICA
  • SUPER HOMEM
  • WOLVERINE
  • HULK
  • NAMOR
  • DEMOLIDOR

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Deusa Clio


Quem sabe que deusa é esta? É um desafio!
Quem responder ganha um livro de presente!