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terça-feira, 22 de novembro de 2011

Correção da revisão para prova do dia 25/11 - CEVES (6º ao 9º anos)

6º ano revisão – Cap. 15

1- O que foi a revolta de Nika?

Foi uma revolta onde o povo bizantino exigiu pagar menos impostos.

2- Quem foi Justiniano? O que ele fez de importante?

Foi um grande imperador bizantino. Ele criou o Código Justiniano (código civil) que inspirou outros códigos até o brasileiro.

3- Onde estava localizada a cidade de Constantinopla? Quais mares estão próximos? Entre quais continentes está localizada?

No estreito de Bósforo entre a Asia e a Europa, entre os mares Negro e Mediterrâneo.

4- Quais nomes esta cidade já teve?

Bizâncio, Constantinopla e hoje, Istambul

5- Explique as causas internas e externas para a decadência do Império Romano.

Internas: desorganização do exército, disputa pelo poder imperial, poucas conquistas, poucos escravos chegavam em Roma, crise de alta nos preços... entre outras.

Externa: pressão dos povos bárbaros que queriam invadir Roma e, como o exército estava desestruturado, eles finalmente conseguiram.

6- Alguns imperadores romanos tentavam evitara crise do império. O que cada um fez?

- Constantino: Transferiu a capital de Roma para Constantinopla.

- Teodosio: Dividiu o Império em Império Romano do Ocidente – capital em Roma e Império Romano do Oriente – capital Constantinopla.

- Diocleciano: Dividiu o império em 4 partes e cada uma era administrada por um imperador

7- Qual era a maior expressão artística do império bizantino?

Mosaicos

8- O que foi o movimento iconoclasta?

Movimento criado pelo imperador para enfraquecer os monges que faziam as imagens de adoração (ícones). Assim, o movimento era para acabar com a adoração quebrando as imagens.

9- Explique o Código Justiniano. Qual influência ele teve sobre outros códigos?

Código civil que regulamentava a vida no império bizantino e era um conjunto de leis romanas. Foi copiado por muitos povos (inclusive o Brasil).

10- Qual povo e em que data trouxe o fim do império bizantino?

Os árabes-muçulmanos (ou turcos-otomanos) invadiram e tomaram Constantinopla em 1453.

11- Explique a crise no exército romano.

Não recebiam salários por isso se revoltaram e tiravam o apoio do imperador. Este caia e outro era colocado em seu lugar criando instabilidade.

12- As conquistas militares entraram em declínio. Por quê?

Porque o exército se recusava a ir para as guerras sem receber salários.

13- Quais eram os povos que pressionavam as fronteiras do império romano?

Os bárbaros: germânicos e Hunos


7º ano - Cap 14 e 15 Revisão

1-O que os portugueses decidiram ao chegar no Brasil quando perceberam que não havia ouro ou prata?

Preferiram continuar a comerciar com as Indias os produtos orientais (especiarias)

2- Em 1503 o rei de Portugal tomou uma atitude. Qual foi?

Explorar o pau-brasil e vigiar as terras para não perdê-las.

3- Quais eram os usos do pau-brasil?

Extrair tinta vermelha e construir casas e móveis.

4- A madeira cortada era armazenada em feitorias. O que eram feitorias?

Armazéns fortificados para guardar mercadorias e vigiar a região.

5- Os índios trabalhavam no corte do pau-brasil. O que ganhavam em troca?

Machados, miçangas, facas, foices, espelhos, colares etc

a- O que significa escambo?

Troca de produtos. No caso os índios trabalhavam e ganhavam produtos em troca.

6- O que os franceses vieram fazer em terras que pertenciam a Portugal?

Roubavam o pau-brasil utilizando mão de obra indígena.

a- Os franceses chegaram a fundar colônias no Brasil. Cite uma colônia francesa no Brasil.

França Antártica (Rio de Janeiro) e França Equinocial (Maranhão)

7- O que aconteceu para que o rei D. João III decidisse colonizar o Brasil em 1530?

Pressão francesa invadindo as terras brasileiras e a crise no comércio com as Índias.

8- Qual feito de Martin Antonio de Souza entrou para a história?

A fundação da primeira vila do Brasil (São Vicente)

9- Sobre as capitanias hereditárias responda.:

-Quantas eram? 15

- O que eram? Grandes lotes de terra.

- Quem as administrava? Homens nobres portugueses, ricos, chamados de capitães donatários

10 Quando sistema de capitanias hereditárias fracassou o que o rei criou para melhorar a administração da colônia?

Governo Geral em 1548

a- O rei extinguiu o sistema de capitanias hereditárias em 1548?

Não, apenas complementou o sistema de capitanias com o Governo Geral

11- Quais foram os 3 primeiros Governadores Gerais do Brasil? Cite uma realização de cada um deles.

Tomé de Souza- Fundou a cidade de Salvador

Duarte da Costa – Trouxe o padre José de Anchieta que fundou o Colégio de São Paulo

Mem de Sá- Conseguiu com a ajuda de seu sobrinho Estácio de Sá expulsar os Franceses do Rio de Janeiro

12- Quais eram as classes sociais que existiam no Brasil na região açucareira?

Senhores de engenho, comerciantes, escravos e assalariados

9º ano- Cap. 15 e 16 – Revisão

1- No período em que o Brasil foi dirigido por governos militares a decretação do AI 5 (Ato Institucional número 5) representou um "endurecimento" do regime instalado em 1964, que pode ser explicado pela(s):

a) inquietação dos setores militares favoráveis à redemocratização.

b) ação dos grupos de oposição, que trocaram a luta armada pela oposição parlamentar ao regime.

c) crise decorrente do impedimento do Presidente Costa e Silva.

d) crise econômica resultante do esgotamento do milagre brasileiro.

e) crescentes manifestações oposicionistas de líderes políticos, estudantes e intelectuais contra o regime.


2- Morreu durante o cumprimento do mandato presidencial:

a) Jânio Quadros

b) João Goulart

c) Emílio Médici

d) Castelo Branco

e) Costa e Silva



3- O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo do General Costa e Silva, permitiu a esse presidente da República, entre outras medidas:

a) convocar uma Assembléia Nacional Constituinte

b) criar novos ministérios e empresas estatais

c) decretar o recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos

d) contratar maiores empréstimos no exterior

e) promover uma reformulação do sistema partidário



4- Associe, corretamente, numa única alternativa, as duas colunas a seguir:



a) I - 1, II - 2, III - 3, IV - 4, V - 5.

b) I - 2, II - 3, III - 4, IV - 5, V - 1.

c) I - 3, II - 4, III - 5, IV - 1, V - 2.


d) I - 4, II - 5, III - 1, IV - 2, V - 3.

e) I - 5, II - 1, III - 2, IV - 3, V - 4.

5- "A palavra revolução tem sido empregada de modo a provocar confusões... No essencial, porém, há pouca confusão quanto ao seu significado central: sabe-se que a palavra se aplica para designar mudanças drásticas e violentas na estrutura da sociedade."

(Florestan Fernandes. O QUE É REVOLUÇÃO. S.P.: Brasiliense, 1981, p.7 e 8.)

Explique por que, segundo o conceito proposto por Florestan Fernandes, o movimento político de 1964 não foi uma revolução.



Porque não houve uma transformação profunda na sociedade, pelo contrário, os poderosos e as elites continuaram no poder. O nome que se dá ao que ocorreu em 31 de março de 1964 é apenas: GOLPE



6- O movimento das Diretas-Já em 1984 chegou a reunir centenas e milhares de pessoas na Praça da Sé em São Paulo e em outras cidades do Brasil. Ao final de cada comício, cantava-se o Hino Nacional, que expressava o descontentamento da sociedade civil com o regime político, cada vez mais, antipopular e deslegitimado.

a) O que foi o movimento Diretas-Já?

b) De que maneira o Hino Nacional, cantado nas praças públicas, marcava uma nova relação entre o estado e a nação?

Foi um movimento que mobilizou as classes populares, políticos, artistas e intelectuais a exigirem a eleição direta para o cargo de presidente, acabando assim com a ditadura. Ao cantarem o Hino Nacional as pessoas estavam, de certa forma, retomando a sua cidadania, exigindo seus direitos e se assumindo como nação apesar do descontentamento com o governo.



7- A Política de Distensão, levada a cabo pelo General Ernesto Geisel, visava

a) diminuir a tensão política entre Governo e Oposição.

b) ampliar a base de apoio do Governo junto às Forças Armadas.

c) anular as ações políticas de seu antecessor, General Médici.

d) garantir a sobrevivência do Milagre Econômico.

e) retomar decisões estratégicas definidas pela Junta Militar.



8- O Golpe de 1964 teve suporte político de um governo que lutava contra os regimes socialistas em diversos países do mundo. A ditadura militar submeteu o Brasil a um regime alinhado politicamente a qual país?

a)Inglaterra

b)Itália

c)Alemanha

d)Chile

e)Estados Unidos



9- Durante quatro anos da ditadura militar, a economia brasileira cresceu, em média, 11,2% ao ano. O período ficou conhecido como "milagre econômico" e ocorreu entre os anos:

a)1965 e 1969 d)1973 e 1977

b)1969 e 1973 e) 1968 e 1972

c) 1967 e 1971

Revisão – 8º ano – Segundo Reinado



01. No século XIX, a Inglaterra pressionou diversos países para acabar com o protecionismo comercial e com a existência do trabalho compulsório. Esta situação culminou, em 1845, com o "Bill Aberdeen". Neste contexto o Brasil sancionou, em 1850, a "Lei Eusébio de Queirós" tratando:



a) da extinção do sistema de parceria na lavoura cafeeira;

b) da manutenção dos arrendamentos de terras;

c) da extinção do tráfico indígena entre o norte e o sul do país;

d) da manutenção do sistema de colonato na lavoura canavieira;

e) da extinção do tráfico negreiro.



02. A vida político-partidária do Segundo Reinado estava marcada pela disputa entre o Partido Conservador e o Partido Liberal. Os dois partidos se caracterizavam por, exceto:



a) defender a monarquia e a preservação do "status quo";

b) representar os interesses da mesma elite agrária;

c) possuir profundas diferenças ideológicas e de natureza social;


d) ter origem social semelhante;

e) alternarem-se no poder, com predomínio dos conservadores.



03. A Tarifa "Alves Branco", de 1844, como ficou conhecido o decreto do Ministro da Fazenda, foi uma medida de caráter:



a) reformista

b) monopolista

c) protecionista

d) mercantilista

e) cooperativista



04. A introdução da mão-de-obra do imigrante na economia brasileira contribuiu para a:



a) desestruturação do sistema de parceria na empresa manufatureira;

b) implantação do trabalho assalariado na agricultura alimentícia;

c) expansão do regime de co-gestão nas indústrias alimentícias;

d) criação de uma legislação trabalhista voltada para a proteção do trabalho;

e) reordenação da estrutura da propriedade rural nas áreas de produção açucareira.



05. A Lei de Terras de 1850 garantia que no Brasil:



a) os escravos, após sua libertação, conseguissem um lote de terras para o cultivo de subsistência;

b) os brancos pobres ficassem ligados como meeiros aos grandes proprietários de terras;

c) todas as terras fossem consideradas devolutas e, portanto, colocadas à disposição do Estado;

d) a posse de terra fosse conseguida mediante compra, excluindo as camadas populares e os imigrantes europeus da possibilidade de adquiri-la.

e) n.d.a.



06. A Questão Christie refere-se a:



a) Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai.

b) Atritos entre a Inglaterra e diversos países da América Latina.

c) Aliança da Inglaterra com a Argentina contra o Brasil.

d) Atritos entre a Inglaterra, Argentina e Uruguai.

e) Atritos diplomáticos entre Inglaterra e Brasil.



07. Na Guerra do Paraguai (1865 - 1870), o Brasil teve como aliados:



a) Bolívia e Peru

b) Uruguai e Argentina

c) Chile e Uruguai

d) Bolívia e Argentina

e) n.d.a.





08. As estradas de ferro brasileiras, no Segundo Reinado, concentravam-se, sobretudo, nas regiões de produção:



a) do fumo

b) do milho

c) do cacau

d) do café

e) do feijão



09. Assinale a alternativa que não contém uma característica referente ao período do Segundo Reinado (1845 - 1889):



a) fim do tráfico negreiro;

b) elaboração da primeira Constituição brasileira;

c) domínio do café no quadro das exportações brasileiras;

d) início da propaganda republicana;

e) participação na Guerra do Paraguai.